Historicamente o uso de plantas faz parte da vida da humanidade. O homem, para ampliar seu conhecimento, usou desde a sua pré-história, a intuição e analogia, fazendo assim, um caminho sábio para descobrir a utilidade de cada planta. O uso das espécies vegetais com fins de tratamento e cura de doenças e sintomas, aparece desde o início da civilização, onde o homem despertou para um longo percurso de manuseio dos recursos naturais em seu próprio benefício.
Pesquisa, metodologia e produção
Senhor "Sininho" e sua esposa trabalham com plantas medicinais, técnica de medicina alternativa de herança tradicional familiar. O pai de Sr. Sininho esteve trabalhando com isso desde o final do século XIX. Já em sua infância ele teve o primeiro contato com ervas medicinais. Sempre ajudando seu pai. Também costumava sair a campo, em busca de ervas na floresta com seu pai e foi nesse período, quando ele teve o primeiro contato com as plantas. Ele nunca frequentou o ensino formal, mas logo se tornou famoso na região devido os bons resultados obtidos através de suas ervas e poções (mistura de várias plantas).
Muitas pessoas da região procuram Sr. Sininho em busca de tratamento e cura para diversas doenças. A medicina alternativa era a única forma de tratamento médico e cuidados em áreas rurais da região até meados de 1990. Com a introdução da medicina tradicional, este método está a perder cada vez mais espaço e hoje o número de clientes e gama são pequenas. Eles são os únicos que oferecem este tipo de medicina alternativa na região, atendendo desde idosos a crianças.
As gravações audiovisuais foram feitas em duas etapas: na primeira parte, uma equipe que vive na região fez as primeiras entrevistas e registros que incidem sobre a história e a relevância do do bem imaterial. Baseado em entrevistas com uma câmera. Na segunda fase, uma nova equipe chega na região, torna a fazer entrevistas novas e diferentes e com isso gerar novas abordagens e enriquecimento do olhar para o registro audiovisual. Esta equipe entrou no processo de imersão na comunidade por 30 dias, com registros em dias esporádicos, depois de algumas reuniões preliminares e boas experiências com o casal e suas áreas de trabalho e de vida.
Sininho e sua esposa já estão muito velhos e seus filhos decidiram viver em áreas urbanas e nenhum deles segue a tradição de trabalhar com ervas medicinais da família. Uma vez que é uma tradição de trabalho familiar, ainda há seguidores de modo que o casal pode transmitir o conhecimento acumulado ao longo de décadas.
Local de produção: Região serrana do Rio de Janeiro –
Distrito de Bom Jardim
Argumento e Pesquisa: Claudio Paulino e Marjorie Botelho
Roteiro: Thiago Hora
Direção: Thiago Hora, Claudio Paulino e Marjorie Botelho
Direção de Produção: Marjorie Botelho
Fotografia: Thiago Hora, Claudio Paulino e Carol Kanashiro
Produção: Juliano Palm, Taynara Viana, Angenilda Alem, Mauricio Latini
Montagem e Finalização: Thiago Hora
Duração: 18’