Seu Pernambuco


“Seu Pernambuco”  inaugura uma série de documentários que estão sendo produzidos  pelo Projeto Narrativas, memórias e itinerários. É um projeto de extensão que integra pesquisa, ensino e extensão com objetivo de aprimorar e discutir a respeito da necessidade de uma ação educativa através da imagem. A partir de uma perspectiva interdisciplinar, caracterizada pela interação de conceitos e de metodologias oriundos das varias áreas do conhecimento (antropologia, letras, comunicação, história, direito), pretende-se caminhar pelos espaços do Rio Grande do Norte em busca das histórias que precisam ser escutadas e abraçadas. Sabemos que quem conta sua história reconstrói sua memória, percebe também a dimensão do que realizou e reafirma a capacidade de decidir e participar da história de um lugar.

O Projeto Narrativa Memória e Itinerário é coordenado pelas professoras Lisabete Coradini (Departamento de Antropologia da UFRN) e Maria Angela Pavan (Departamento de Comunicação Social da UFRN) e conta com alunos bolsistas e voluntários. É uma parceira entre os grupos de pesquisa NAVIS-UFRN (Núcleo de Antropologia Audiovisual) e PRAGMA-UFRN (Pragmática da Comunicação e da Mídia) e conta com a participação dos produtores de imagens Vitória Real (diretora de imagens e edição), Isadora Gomes (fotógrafa), Ygor Felipe (documentarista e diretor de imagens e áudio), Ana Ferreira (fotógrafa, documentarista e diretora de imagens), Angélica Almeida (fotógrafa), Levy Santos (fotógrafo e produtor) e Beatriz Tanabe (Produtora e pesquisadora).

“Seu Pernambuco”  dá voz a um dos personagens mais populares do Canto do Mangue. Um lugar tradicional de comércio de peixe e frutos do mar, situado à beira do Rio Potengi, Natal, RN.  De segunda a sexta-feira o Canto do Mangue movimenta pessoas que trabalham no tratamento e na venda do pescado.

Canto do Mangue, lugar banhado pelo rio Potengi. Lugar onde se negocia peixe e onde tudo começou na história da cidade. Temos também um maravilhoso por do sol – um dos mais lindos do Brasil. E lá encontramos o bar do Pernambuco que inebria os cinco sentidos, os aromas e ventos marinhos que chegam com os barcos de pesca, o peixe frito no óleo de dendê, a ginga com tapioca e uma água de coco sempre gelada. O maior nutriente deste lugar é o sorriso de Pernambuco, um senhor de 89 anos com muita vitalidade e sapiência, comanda de domingo a domingo o fogão e afirma que não vive sem o seu trabalho. O bar do Pernambuco é o santuário da história do Canto do Mangue há 55 anos. E como é bom ouvir cada memória e lembrança deste senhor que tem muito a nos contar.  Lisabete Coradini e Maria Angela Pavan.

Direção: Lisabete Coradini e Mª Angela Pavan.

Edição: Ygor Felipe, Ana Ferreira e Beatriz Tanabe

Imagens: Ygor Felipe

Som: Ygor Felipe e Vitória Real

Realização : Navis/Pragma/PROEXT/UFRN, 2014.



Arquivo em PDF