O vídeo foi produzido para a conclusão da disciplina Antropologia Visual 2015.1 do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE e para o Laboratório de Antropologia Visual - LAV/UFPE.
Este presente filme tem o intuito de “dar vozes aos olhares e sentimentos” dos(as) moradores(as) ribeirinhos(as) da comunidade Ilha de Deus, localizada no meio da Cidade do Recife/PE, a respeito da falta de compromisso do Governo Estadual e da população que os cercam, no que cerne a questão do meio ambiente, visto que sua matéria prima de subsistência, o Sururu, atualmente encontra-se em escassez. Tal escassez foi provocada pelo caos urbano que cerca a Ilha, através do crescimento desordenado da verticalização da Cidade do Recife, mais precisamente do bairro de Boa Viagem, tido como um dos bairros nobres, bem como a falta de consciência para a preservação do meio ambiente, devido a imensa quantidade de lixo encontrada boiando nos manguezais que circulam a Ilha, assim como o desembocar do esgoto dos prédios. Em todo processo, da realização do filme, foi possível ouvir dos(as) ribeirinhos(as) muitas reclamações de omissão do atual Governo do Estado de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB-PE), no que tange na limpeza dos manguezais.
Utilizando a abordagem etnográfica, o grupo buscou mostrar o dia a dia dos ribeirinhos, tal como o trabalho de pesca, junto ao Sururu, além de suas esperanças de um futuro melhor para a próxima geração. Em todas as idas a Ilha de Deus, o grupo sentiu-se marcado com a forte presença de brincadeira de rua, em todas as vielas da Ilha, muitas crianças. Além das brincadeiras, foi possível notar que o trabalho nunca para, há sempre uma grande movimentação no píer da Ilha, tanto de chegada como de saída, de pescadores com as suas galeias. Várias famílias trabalhando na limpeza e cozimento do Sururu, é um trabalho constante, dia e noite.
Direção: Aline de França,Amanda Borges, Daniel Uchôa,
Maurício Souza, Ricardo Mateo, Vinícius Buarque.
Produção: Aline de França,Amanda Borges, Daniel Uchôa,
Maurício Souza, Ricardo Mateo, Vinícius Buarque.
Edição: Aline de França, Amanda Borges e Ricardo Mateo