Wilma Marques Leitão[1]
Mílton Ribeiro[2]
Aldair da Silva Freire[3]
Gabriela Galvão Braga Furtado[4]
Lenita Pantoja Silva[5]
Yuri José Castro da Cruz[6]
Embarcando...
A metáfora do embarque serviu nesse texto para dialogar com meio de transporte mais utilizado por Charles Wagley em sua estadia na Amazônia, em navegações pelos rios principalmente a partir de 1948. Utilizamos como título das seções o movimento de atracar dos barcos, ou mais precisamente suas paradas (o ato de parar das embarcações), pois foi em seus cursos, braços e furos que ele navegou por longos meses, incansavelmente, com o objetivo de compreender o modo de vida do homem amazônico.
Indo e vindo de Itá, ou Gurupá para nós paraenses – vista na imagem acima, da terra-firme para o rio, enquadrando veleiros atracados ao porto –, ele pôde nessas paradas compreender o modo de vida ribeirinho. No entanto, antes de embarcamos n’alguns registros fotográficos deste antropólogo sobre esta comunidade amazônica, ou de registros dele em encontros acadêmico-científicos, é preciso entendermos como seu nome foi escrito na história da antropologia amazônica, brasileira e mundial.
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O antropólogo americano Charles Water Wagley (1913-1991)[7], de acordo com Pace (2013), foi: “a Boasian-trained American anthropologist, Indigenist, and Brazilianist, is considered a pioneer in Amazonian ethnology and race/ethnic studies in the Americas[8]”. Porém, apesar da orientação direta do pai da antropologia americana, Franz Boas (1858-1942), foi sob influência de Ruth Benedict (1887-1948) e Ralph Linton (1893-1953), mas principalmente de Ruth Bunzel (1898-1990), que ele desenvolveu sua pesquisa de doutorado na Guatemala a partir de 1937.
Ele graduou-se em 1936 e obteve o título de doutor em 1941, ambos em Columbia University, com dissertação intitulada Economics of a Guatemalan Village. E seus escritos foram marcados sobretudo pela perspectiva do particularismo histórico, de Boas, e da ecologia cultural, de Julian Steward (1902-1972)[9]. Porém, é forte a marca dos estudos sobre aculturação e os chamados estudos de comunidades em voga à época.
No entanto, antes do término da pesquisa doutoral, ainda em 1939, com o apoio de Heloísa Alberto Torres (1895-1977)[10], do Museu Nacional-RJ, e com o auxílio de Alfred Métraux (1902-1963), Wagley chega ao Brasil, indo à região do rio Araguaia estudar os Tapirapé, no Mato Grosso, durante 15 meses. Durante este período de campo, ele adquiriu malária. E, após perder contato com o brasilianista, o Museu Nacional resolveu enviar uma equipe para encontra-lo (Pace, 2014).
Nesta equipe estava Eduardo Galvão (1921-1976), de quem se tornou amigo pessoal e parceiro profissional até a morte deste em 1976, e sob o qual pesa o título de primeiro doutor brasileiro em Antropologia; tendo estudado em Columbia sob orientação de C. Wagley.
As relações de troca, de contato e a formação de redes pessoais e profissionais podem ser avaliadas a partir da imagem acima, na qual podemos ver, da esquerda para a direita: Édison Carneiro (1912-1972), Raimundo Lopes (1899-1941), Charles Wagley, Heloisa Alberto Torres, Claude Lévi-Strauss, Ruth Landes (1908-1991) e Luís de Castro Faria (1913-2004), no Museu Nacional, em 1939 (CORRÊA, 2003, p. 55; CORRÊA, 2013, p. 38).
De acordo com Pace (2014, p. 599): “Apesar de Lévi-Strauss ter dado crédito a Lowie para o conhecimento crítico que dirigiu suas futuras pesquisas sobre parentesco, foi Wagley, na verdade, quem explicou a Lévi-Strauss, no Brasil, os detalhes sobre os diferentes sistemas terminológicos e de descendência”. Possivelmente, à época desta fotografia, ainda em 1939.
Em 1940, casa-se com Cecília Roxo. E a partir de 1941, já na companhia de E. Galvão, desenvolve sua segunda pesquisa com os Tenetehara, no Maranhão.
With the entry of the US into World War II, Wagley was recruited to join SESP (the newly formed Brazilian public health organization) to aid efforts to improve health of rural workers for the purpose of increasing the extraction of key war-time resources. Wagley worked in the Amazon with rubber tappers – setting up health posts and producing culturally appropriate educational materials on health and malaria prevention. His work – one of the earliest examples of applied medical anthropology – proved of such value that the Brazilian government presented him with the prestigious Medal of War and named him to the National Order of the Southern Cross (an honor given to foreigners in recognition of significant service to the nation)[11] (PACE, 2013).
Essas honrarias foram dadas em 1945 e 1946 e, de acordo com Isabel (Betty) Wagley Kottak, sua filha, ele “tinha muito orgulho disso, e sempre dizia que foi nesse tempo que ele conheceu muitos brasileiros de todas as profissões: acadêmicos, jornalistas, médicos...” (2007, p. 76). A partir de 1948, Wagley, Galvão e suas esposas, Cecília e Clara, iniciaram pesquisa de campo em Gurupá, Pará.
Primeira parada: pesquisa de campo e incursões fotográficas em Itá
No meio do calendário das festas, o Natal não aparece. Mas aparece a festa do padroeiro dos pobres “invadindo” de certo modo o que seria a época natalina. (1-27 de Dezembro). [...] no caso de São Benedito, uma outra interpretação poderá ter lugar se além daquela “invasão” acima referida o fato é recorrente, por exemplo, em Bragança, na região Nordeste do Pará, onde o santo é festejado com danças como a da marujada (SÁ, 2011, p. 112).
Charles Wagley visitou pela primeira vez Gurupá em 1942, durante os esforços em levar orientações sobre educação e saúde para os habitantes do Vale Amazônico, “dentro do chamado ‘esforço de guerra’” (SÁ, 2011, p. 111). Em 1948, regressa à Itá acompanhado de sua esposa Cecília Roxo, de seu orientando e amigo Eduardo Galvão, juntamente acompanhado de sua esposa Clara Galvão, para realizarem a pesquisa de campo que possibilitou a construção dos livros: Uma comunidade amazônica: um estudo do homem nos trópicos, publicado originalmente em inglês, em 1953, de C. Wagley; e Santos e Visagens: um estudo da vida religiosa de Itá, tese de doutorado, publicada em português em 1976, de Eduardo Galvão. Em ambas as publicações é possível observamos a descrição da vivência do homem amazônico, os problemas enfrentados em seu cotidiano e as relações sociais estabelecidas na comunidade de Itá.
Em Uma comunidade amazônica, “Chuck” Wagley também trata das festas realizadas em Itá e em povoados das zonas rurais próximas, feitas para comemorar o final do inverno – período de intensas chuvas que se estendia entre os meses de janeiro a abril – e a chegada do verão tropical da região amazônica. As festividades iniciavam em junho, no dia de Santo Antônio, e encerravam em dezembro, com a festa de São Benedito – comemorada um pouco antes do início da temporada de chuvas, fechando o ciclo de festividades do verão amazônico.
Visto a partir das referências climáticas e temporais, o excerto acima, de autoria do professor Samuel Sá (2011), e as imagens anterior e posterior, da University of Florida Digital Collections, apresentam o cortejo em homenagem a este santo popular e enfatizam as observações do cotidiano e das festas populares nesta região da Amazônia, nos idos de 1948, analisadas por C. Wagley.
A festa de Santo Antônio era comemorada, principalmente, por devotos das camadas sociais mais privilegiadas enquanto que a de São Benedito era predominantemente constituída por gente do povo. Assim, este acabou sendo considerado como o santo protetor dos seringueiros e ao santo eram oferecidos donativos referentes ao produto do primeiro dia de colheita de cada devoto em retribuição às graças recebidas durante o ano.
À época, a Igreja Católica reconhecia apenas as festividades de São João e São Benedito. E consideravam as demais existentes nos povoados rurais de Itá como profanas, nas quais os padres católicos não eram bem-vindos, pois, se estivessem presentes, não haveria bebidas nem dança.
As festas profanas eram organizadas por irmandades religiosas que não estavam subordinadas à Igreja
“[...] Aqui [Gurupá] sempre do mesmo geito [jeito]; não a [há] nada de novo, a não ser a festa de são Benedito que está se aproximando, eu lamento a falta do professor Charles, e sua para cairmos em uma bôa roda de Samba, com um pouco da (bôa Milagrosa) [aguardente] na cabeça para animar” (Correspondence, 1948-1949, to Charles Wagley – UF[12]).
Sob as lentes de Wagley cada irmandade possuía a imagem e o estandarte do santo homenageado e durante as festas iam de casa em casa com seus instrumentos musicais – tambores, matracas e raspadores – cantando em homenagem aos santos e pedindo donativos. As festas representavam o divertimento e contribuíam para unificar a comunidade e estabelecer um elo entre os residentes da cidade e os das zonas rurais.
Segunda parada: a importância do SESP
Longo estirões vencidos no grande rio. A “Paraguassú” havia transposto as ilhas. O rio longo se desdobra. Depois é a velha fortaleza de Gurupá. A cidade aparece, o clássico trapiche. O barranco cor de brasa ou vestido de verde, o verde da Amazônia. Vamos passar quinze dias em Gurupá, a experiência será mais demorada (SESP, 1945).
Acima, podemos ver Charles Wagley e o jornalista e escritor paraense Dalcídio Jurandir a bordo do embarcação chamada Paraguassú, rumo às expedições do Serviço Especial de Saúde Pública (SESP), por meio da Divisão de Educação Sanitária, ao vale amazônico (PACE, 2014, p. 690).
Eles estavam levando o projeto de slide sounds para orientar a população sobre as doenças locais, principalmente a malária. Desenvolvendo assim um amplo trabalho e sensibilizando as autoridades locais sobre as doenças. E, para resolvê-las seu ponto de partida era o diálogo intenso com a população local, numa tentativa de traduzir o saber local a partir das categorias nativas; assim como do entendimento sobre saúde e doença e uso de conhecimentos tradicionais sobre as plantas medicinais da região.
No respeito às premissas antropológicas indicadas acima, e contado com a parceria de Walt Disney (1901-1966), contratado via Instituto de Assuntos Interamericanos – do qual Wagley foi representante a partir de 1941 –, foram realizados filmes educativos sobre prevenção e combate às doenças tropicais, como Guerra de mosquitos e Sementes de ouro, que eram animações descontraídas, com a missão de entreter a população (SESP, 1941).
As primeiras cidades a receber o projeto foram Breves, Cametá, Abaetetuba e Gurupá e Wagley sempre demostrou entusiasmo ao conhecer as populações que viviam ao redor do vale amazônico (SESP, 1945). A cada experiência, ele demostrava um grande interesse de conviver com a população, principalmente na cidade de Gurupá.
Wagley, por meio de seu trabalho, ligou os governos do Brasil e dos Estados Unidos em programas para combater as doenças tropicais; demonstrando sempre dedicação e conhecimento. Assim, realizou trabalhos inéditos no Brasil, e foi elogiado por autoridades estrangeiras e brasileiras por ter atraído a confiança de pessoas simples que moravam ao redor do vale amazônico, utilizando-se dos meios de comunicação para informar a população sobre as doenças.
Terceira parada: as homenagens no Brasil
A partir de suas contribuições à antropologia brasileira, especialmente para o desenvolvimento desta ciência na região amazônica, ao longo dos anos, ele recebeu várias láureas. E umas dessas homenagens foi registrada por meio da câmera do fotógrafo Antônio Pinheiro, ex-fotógrafo do MPEG, e atualmente aposentado, conforme imagem abaixo.
Na ocasião, Charles Wagley recebeu uma medalha de ouro que simbolizava sua contribuição à ciência da Amazônia. Esta foi concedida pelo Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA) em cerimonia no Museu Paraense Emílio Goeldi, em outubro de 1981, estando no registro nas companhias de Cléo Bernardo (à esquerda) e Samuel Sá (à direita).
Aqui, neste parágrafo, registramos que uma foto da mesma cerimonia consta no artigo de R. Pace (2014, p. 692) com o título “Figura 25. Cecília e Charles Wagley em Belém, 1981”. No entanto, apesar deste autor fazer constar como referência que aquela fotografia pertence à coleção pessoal de Isabel e Conrad Kottak (filha e genro de Wagley), ele não conseguiu identificar a autoria do registro. Então, fica aqui registrado que o fotógrafo da cerimonia é, portanto, o Sr. Antônio Pinheiro.
Quarta parada: relações interinstitucionais – EUA e Brasil
Uma das últimas atividades que Charles Wagley desenvolveu em solo brasileiro foi uma participação como interlocutor da cooperação técnico-científico entre a University of Florida e a Universidade Federal do Pará, no ano de 1974. Este acordo contribuiu para o fortalecimento do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), da UFPA. Este núcleo, inaugurado em 1973, nasce como uma unidade acadêmica instituída para o ensino de pós-graduação, via Curso de Formação de Especialistas em Desenvolvimento de Áreas Amazônicas (FIPAM), com o objetivo de analisar as perspectivas econômicas e sociais do território amazônico.
Posteriormente, Wagley faz uma crítica à construção da Rodovia Transamazônica[13], publicada em 1975, no prefácio à segunda edição d’Uma comunidade amazônica – depois uma pesquisa sobre esta questão com seu orientando Emílio Mouran –, afirmando os riscos e danos socioambientais causados pelo empreendimento do governo federal brasileiro:
Não podemos deixar de salientar, também, que um dos mais delicados sistemas ecológicos do mundo, a floresta pluvial amazônica, se acha agora em perigo. Ver-se-á toda a intensidade de vida da região amazônica transladar-se do grande sistema fluvial para as proximidades das rodovias; ao invés das várzeas dos rios, ocupar-se-á a terra firme” (WAGLEY, 1988, p. 13-14).
Ainda preocupado com as questões amazônicas, Chuck deixa a Universidade de Colúmbia, em 1971, e tornar-se Graduate Research Professor em University of Florida, onde passou a orientar diversos estudantes (SCHMINK, 2014). Estas/es também interessadas/os no problemas amazônicos. Alguns desses estudos, fruto de teses de doutorado e de pesquisas desenvolvidas no Pará e no Amazonas, por exemplo, encontram-se disponíveis na biblioteca do NAEA. É importante frisar que neste acervo constam os trabalhos dos professores Samuel Sá[14] e Emílio Moran, seus ex-orientandos em Gainesville, e que já pertenceram ao quadro docente do NAEA.
Então, mantendo sua paixão pela Amazônia, Charles Wagley foi protagonista, em 1973, da conferência da University of Florida e do Centro de Estudos Sul-Americanos sobre à situação da Transamazônica. E em sua segunda edição, no ano de 1982, relativa à expansão da fronteira amazônica, ele palestrou para mais de duzentos estudiosos em antropologia, com participantes de oito países de fronteiras amazônicas, de acordo com a imagem abaixo (SCHMINK, 2014, p. 669).
Charles “Chuck” Wagley continuou contribuindo para os estudos antropológicos na Amazônia ensinando às/aos suas/seus alunas/os sobre o modo de vida das/nas comunidades amazônicas. E mesmo após sua aposentadoria, em 1983, ele continuou a servir a disciplina – escrevendo e orientando principalmente – até seu falecimento, em 1991.
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Este texto é um produto da equipe do projeto de pesquisa “Charles Wagley como articulador institucional”, coordenado pela Profa. Dra. Wilma Leitão da Universidade Federal do Pará (UFPA), iniciado em 2015, e em atividade. A pesquisa principal tem por objetivo entender este antropólogo como “articulador entre diferentes instituições, brasileiras e estrangeiras e como agente fundamental na formação de pesquisadores voltados aos temas importantes para compreensão da região amazônica” (Leitão, 2015). O projeto conta com o apoio de três bolsistas de iniciação científica financiados pelo CNPq e UFPA e uma bolsista voluntária pesquisando no(s): no Museu da UFPA, na Biblioteca do Museu Paraense Emílio Goeldi, no Arquivo Geral do Instituto Evandro Chagas e na Biblioteca do Núcleo de Altos Estudos da Amazônia da UFPA. A pesquisa é basicamente documental, bibliográfica e arquivística com vistas a uma reflexão etnográfica dos documentos e imagens, das passagens de C. Wagley pela Amazônia, numa tentativa de preencher as lacunas nas relações construídas entre o antropólogo e as instituições nacionais e estrangeiras e os modos de viver na região.
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As imagens exibidas no presente texto encontram-se disponíveis em University of Florida Digital Collections, nos livros de Mariza Corrêa e no Dossiê “Um tributo a Charles Wagley” do Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi, devidamente citados, e constantes nas referências.
Referências
AGRA, Klondy. Águas da Amazônia: sentidos, percepções e representações. 222 f. Tese (Doutorado em Geografia). Curitiba: UFPR, 2015.
Convênio UFPA/UF, Flórida – Cooperação técnico-científica. Código: 004 – Convênios, Fundos UFPA/SEGE, Cx. 4, P. 36, 1974. Belém-PA: Arquivo Central – UFPA.
CORRÊA, Mariza. Antropólogas & Antropologia. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
______. Traficantes do simbólico e outros ensaios sobre a história da Antropologia. Campinas: Editora da Unicamp, 2013.
Correspondence, 1948-1949, to Charles Wagley – UF. Disponível em < http://ufdc.ufl.edu/UF00103046/00001?search=charles+=wagley > Acesso em 24 de junho de 2016.
DAMATTA, Roberto. Um pequeno tributo para um grande antropólogo. In: Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, v. 9, n. 3, 2014, p. 617-622.
KOTTAK, Isabel (Betty) Wagley. Lembrança do meu pai, Charles Wagley. In: PEREIRA, Cláudio Luiz & SANSONE, Lívio (org.). Projeto UNESCO no Brasil: textos críticos. Salvador: EDUFBA, 2007, p. 74-80.
LEITÃO, Wilma. Charles Wagley como articulador institucional. Projeto de pesquisa. Belém: FACSO/IFCH/UFPA, 2015.
MAUÉ, Raymundo Heraldo. Memória da Antropologia na Amazônia ou como fazer ciência no “Paraíso dos etnólogos”. In: MAGALHÃES, Sônia; SILVEIRA, Isolda; SANTOS, Antônio Maria (org.). Encontro de Antropologia: homenagem a Eduardo Galvão. Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas/Museu Paraense Emílio Goeldi, 2011, p. 72-103.
PACE, Richard. Charles Wagley. In: McGEE, R. Jon & WARMS, Richard L (ed.). Theory in Social and Cultural Anthropology: An Encyclopedia. Online. 2013. < http://sk.sagepub.com/reference/theory-in-social-and-cultural-anthropology > e SAGE Knowledge < http://sk.sagepub.com/reference/theory-in-social-and-cultural-anthropology/n305.xml > Acesso em 22 de junho de 2016.
______. O legado de Charles Wagley: uma introdução. In: Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, v. 9, n. 3, 2014, p. 597-602.
______. Os Tapirapé, Tenetehara e gurupaenses através das lentes da máquina de Charles Wagley: uma análise de conteúdo. In: Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, v. 9, n. 3, 2014, p. 675-694.
PINHEIRO, Antônio. Coleção fotográfica MPEG. Arquivo Guilherme de La Penha/CID/MCTI.
SÁ, Samuel. Charles Wagley e Eduardo Galvão – Educadores de Antropólogos. In: Anthropológicas, ano III, v. 7, 1998, p. 74-79.
______. Etnografia de múltipla entrada? In: MAGALHÃES, Sônia; SILVEIRA, Isolda; SANTOS, Antônio Maria (org.). Encontro de Antropologia: homenagem a Eduardo Galvão. Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas/Museu Paraense Emílio Goeldi, 2011, p. 110-114.
SCHMINK, Marianne. Charles Wagley’s legacy of interdisciplinary graduate research and training programs at the University of Florida. In: Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, v. 9, n. 3, 2014, p. 661-674.
SESP. Filme de Walt Disney, Boletim do SESP, n. 9, mai. 1941, p. 6.
SESP. Viagem no Pará, Boletim do SESP, n. 24, jun. 1945, p. 2-4.
UNIVERSITY OF FLORIDA DIGITAL COLLECTIONS. Disponível em < http://ufdc.ufl.edu/dlosawagley/results/brief/2/?t=charles+wagley > Acesso em 24 de junho de 2016.
WAGLEY, Charles. Uma comunidade amazônica: um estudo do homem nos trópicos. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1988.
[1] Doutora em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professora da Universidade Federal do Pará. É membro da Equipe Coordenadora do Pet/GT/CS, da Faculdade de Ciências Sociais/UFPA. É coordenadora do projeto de pesquisa “Charles Wagley como articulador institucional”. E-mail: wilmaleitao@gmail.com.
[2] Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Pará. Pesquisador do NOSMULHERES, VISAGEM, JUERÊ e Grupo Orquídeas. É membro da Equipe Coordenadora do Pet/GT/CS. É pesquisador do projeto de pesquisa “Charles Wagley como articulador institucional”. E-mail: millor_ufpa@hotmail.com.
[3] Graduando em Ciências Sociais e bolsista de iniciação científica (PIBIC-UFPA-AF) do projeto de pesquisa “Charles Wagley como articulador institucional”. E-mail: aldairclktec@gmail.com.
[4] Graduanda em Ciências Sociais e bolsista voluntária de iniciação científica do projeto de pesquisa “Charles Wagley como articulador institucional”. E-mail: g.galvao22.gg@gmail.com.
[5] Graduanda em Ciências Sociais e bolsista de iniciação científica (PIBIC-UFPA) do projeto de pesquisa “Charles Wagley como articulador institucional”. E-mail: lenita.pantoja@hotmail.com.
[6] Graduando em Ciências Sociais e bolsista de iniciação científica (PIBIC-UFPA) do projeto de pesquisa “Charles Wagley como articulador institucional”. E-mail: castro.yuri.gh@gmail.com.
[7] Ele era chamado de “Wagley” pelas/os colegas brasileiras/os (DAMATTA, 2014, p. 620) e de “Chuck” por outras/os em correspondências ou em relações pessoais (PACE, 2014, p. 597).
[8] Um antropólogo americano com treinamento boasiano, indigenista e brasilianista, é considerado um pioneiro em etnologia amazônica e nos estudos étnicorraciais nas Américas.
[9] Cf. Agra (2015, p. 33).
[10] Cf. Corrêa (2003) – especialmente o Capítulo IV “Dona Heloisa & A pesquisa de campo”.
[11] Com a entrada dos EUA na II Guerra Mundial, Wagley foi recrutado para se juntar ao SESP [Serviço Especial de Saúde Pública] (organização de saúde pública brasileira recém-criada) para auxiliar nos esforços em melhoria da saúde dos trabalhadores rurais com a finalidade de aumentar a extração de recursos-chave em tempos de guerra. Wagley trabalhou na Amazônia com os seringueiros – na criação de postos de saúde e produção de materiais educativos culturalmente apropriados sobre saúde e prevenção de malária. Sua obra – um dos primeiros exemplos aplicados de antropologia médica – provou ser de tal valor que o governo brasileiro condecorou-o com a prestigiosa Medalha de Guerra e nomeou-o à Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul (uma honraria concedida aos estrangeiros em reconhecimento ao significativo serviço à nação).
[12] Carta de Benedito de Sousa para Eduardo Galvão. Gurupá, 3 de Novembro de 1948, Pará.
[13] É a BR 230, inaugurada em 1972, que liga a cidade de Cabedelo, na Paraíba, à Lábrea, no Amazonas – cortando sete estados brasileiros.
[14] Samuel Sá foi “o primeiro antropólogo nascido na Amazônia que, como doutor e pós-doutor, permaneceu na região” (Maués, 2011, p. 93). Embora essa assertiva apresente a permanência de S. Sá na Amazônia há que se considerar que foi Edson Diniz o “primeiro amazônida a ter doutorado em antropologia”, como mostra a nota 22 do texto de R. Maués, mas que após formação doutoral continuou trabalhando em Marília-SP, cidade onde adquiriu o título (idem).