Maria Angelica Motta-Maués

Seção Experiências Etnográficas

Maria Angelica Motta-Maués



Maria Angelica Motta-Maués, é professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia- PPGSA da Universidade Federal do Pará. Ela é mestre em antropologia pela Universidade de Brasília (1977) e doutora em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro/IUPERJ em 1997.Como ela mesma gosta de ressaltar é a esposa e admiradora do Professor Doutor Heraldo Maués.

É uma das fundadoras do Grupo de Estudos e Pesquisas Eneida de Moraes (GEPEM) ao lado da Professora Drª Luzia Miranda Álvares e da Professora Drª Eunice Ferreira. Tem influência direta no Juerê- Grupo de Estudos e Pesquisas em Antropologia das Crianças, Infâncias e Juventudes, com suas constantes orientações e presença. Nos dois grupos tem seus fãs, sem falar nas pessoas que frequentam os seminários que organiza e que é carinhosamente denominado de Seminários Angel, ali ela orienta quem é oficialmente sua/seu orientanda/o e suas orientandas/os paralelas/os, todas e todos têm um imenso orgulho de poder ter seu trabalho lido e discutido por ela e também ensina que com um bom café a antropologia pode ser discutida com mais fluidez. Em 2014 recebeu uma homenagem do grupo Juerê por sua dedicação, inspiração e sorrisos, além de seus ensinamentos acadêmicos e sabedoria da vida.

Suas pesquisas envolvem as questões raciais, gênero, famílias, crianças, infâncias e circulação de crianças. Atualmente ela está pesquisando sobre famílias, crianças, infâncias e circulação de crianças. No entanto, além de orientar pesquisas sobre todas essas temáticas, também orienta sobre outros temas, como religião, festas de aparelhagem e outros que vistos por terceiros não seriam colocados como de seu interesse. Mas, como ela diz, “é e não é, sendo”.

Texto: Leila Leite

x