Anaíza Verglino e Silva

Seção Ensaios Fotográficos

Anaíza Verglino e Silva



Anaíza Vergolino e Silva é uma daquelas pessoas que nos faz sentir orgulho em conhecer, em ser amigo. Sua importância e sapiência só não são maiores que sua polidez e caráter.

Historiadora e antropóloga. Ela é responsável pela formação do alicerce e pela consolidação da antropologia na Universidade Federal do Pará, ao lado de Arthur Napoleão Figueiredo. Sua importância para a antropologia na Amazônia vai muito além de citações em obras e quadros pendurados em paredes. Nestes quase 50 anos de vida acadêmica, ela não apenas levou o Terreiro e o Povo de Santo para a academia, mas a academia para dentro dos Terreiros, numa relação sensível e profunda de respeito e admiração mútuos que dura até hoje.

Ela é graduada em História (UFPA). Foi bolsista de Arthur Napoleão Figueiredo, seu grande amigo e incentivador para o campo antropológico e com quem desenvolveu vários projetos e pesquisas, inclusive a formação da Reserva Técnica do Laboratório de Antropologia Arthur Napoleão Figueiredo: um imenso acervo com centenas de artefatos da cultura material das religiões de matriz africana na cidade, além da cultura indígena de várias etnias e da vida interiorana.

Ela é a pioneira nos estudos sobre a população afro-amazônica na região, especialmente sobre sua religião, tão fascinante e particular, inaugurando esta linha de pesquisa na UFPA, ainda nos anos de 1960.

É mestre em antropologia, sob orientação de Peter Fry, pela UNICAMP. Professora aposentada, mas nunca parada, pela UFPA. Está sempre cercada de alunos e amigos, nunca nega orientação e uma boa conversa recheada de palavras doces e sábias. Possui uma vasta obra e coleciona títulos e honrarias. Atualmente é a presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Estado do Pará.

Texto: Alessandro Ricardo Campos

x