O legado histórico na produção da cerâmica Caeteuara

Flavio Contente e Ariadne Contente

Universidade Federal Rural da Amazônia, Brasil e Universidade Federal do Pará, Brasil.

Nos estudos histórico-sociológicos da região amazônica brasileira na percepção dos ciclos extrativos da economia, a sociedade CAETEUARA compõe um dos cinco mundos aquáticos (Tapajônico, Marajoara, Tocantino, Guajarino), diferenciados por suas fisiografias principais, fauna, flora, rios e baías que caracterizaram as comunidades urbanas rurais, onde o surgimento desta sociedade foi um contraponto a “sociedade do látex”, contudo sem deixar de estar conectada ao processo de formação da sociedade amazônica.
 Importante ressaltar que a base territorial de abrangênciada sociedade CAETEUARA ultrapassa limites políticos do município de Bragança, compondo às margens do rio Caeté até próxima ao oceano atlântico.
 Atualmente, a lembrança desta sociedade pode ser vista nas estruturas dos Casarões ainda existentes; nos traços ferroviários e através da produção de peças de cerâmicas em algumas comunidades, onde se destaca a comunidade da Fazendinha, com suas tradicionais peças e vasos decorativos.
 Os itens produzidos na Fazendinha têm como características diferenciadas o uso de sementes coletadas na comunidade para criar o grafismo e o uso de essências de plantas da região para dar o tingimento no produto final, que originauma cerâmica comdesign que se distingue de outras culturas existentes no Estado do Pará.
 A técnica de fabricação é artesanal onde é utilizada a força humana para dar movimentação aos maquinários em todas as demais etapas de produção.
 Durante algum tempo as famílias da comunidade da Fazendinha viviam principalmente da produção do artesanato de cerâmica, contudo, hoje cerca de 90% das famílias deixaram de produzi-lo em conseqüência da falta de incentivo e apoio, o que levou muitos artesãos a seguir outros caminhos.
 Assim, busca-se neste trabalho fotoetnográfico chamar a atenção para a cultura CAETEUARA, socializando com a sociedade contemporânea, a técnica da criação das peças de cerâmica que diariamente são produzidas pelas poucas famílias que vivem e ainda acreditam na valorização de sua cultura.

Bibliografia:
ROSÁRIO, Ubiratan. Saga do Caeté, (Coleção Caeté 2). Belém. Cejup, 2000. 266p

Adereços para a festa Imagem 2 Imagem 3 Imagem 4 Imagem 5 Imagem 6 Imagem 7 Imagem 8 Imagem 9 Imagem 10 Imagem 11 Imagem 12 Imagem 13 Imagem 14 Imagem 15 Imagem 16 Imagem 17

» Arquivo em PDF «