REVISTA ELETRÔNICA

A antropologia visual vem discutindo o quanto a narrativa da visualidade fornece muito mais do que dados, pois ela é parte integrante do nosso entendimento. As imagens são consideradas artefatos culturais e tais como os textos, contribuem para uma melhor comunicação intercultural. Além disso, extrapolam o que é transmitido apenas no plano linguístico. Estudos antropológicos, através do uso de imagens fotográficas e fílmicas possibilitam dar suporte à produção de material artístico, didático, científico e outros referentes à história social e cultural de diversos grupos sociais.


Denise Machado Cardoso - Coordenadora do grupo VISAGEM / UFPA


Visualizar Edição


REVISTA ELETRÔNICA

A antropologia visual vem discutindo o quanto a narrativa da visualidade fornece muito mais do que dados, pois ela é parte integrante do nosso entendimento. As imagens são consideradas artefatos culturais e tais como os textos, contribuem para uma melhor comunicação intercultural. Além disso, extrapolam o que é transmitido apenas no plano linguístico. Estudos antropológicos, através do uso de imagens fotográficas e fílmicas possibilitam dar suporte à produção de material artístico, didático, científico e outros referentes à história social e cultural de diversos grupos sociais.


Denise Machado Cardoso - Coordenadora do grupo VISAGEM / UFPA


Visualizar Edição




Nossa Revista

A Revista Eletrônica Visagem é um dos resultados das ações do grupo de pesquisa de mesmo nome, ambos são de iniciativa de alunos e alunas do Programa de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Pará - PPGSA/UFPA- coordenados pela profa. Dra. Denise Machado Cardoso.

O termo Visagem deriva da língua francesa: visage, e indica a face, o rosto, a expressão ou o semblante. Na Amazônia, a aparição de visagens é uma característica cultural oriunda de grupos sociais denominados caboclos e estes se referem ao amálgama de traços culturais indígenas e ibéricos, somados às condições ambientais inerentes aos ecossistemas amazônicos. Assim, ver uma visagem é algo relacionado à figura humana, mas relacionada às aparições fantasmagóricas ou encantadas.

A revista tem como objetivo publicar trabalhos de pesquisa de estudantes e pesquisadores(as) que envolvam a Antropologia Visual como metodologia, além de incentivar a produção, debate e pesquisa dentro desta área, enriquecendo tais discussões e buscando incentivar novos estudos, principalmente no que diz respeito à Amazônia.









Corpo Editorial



Denise Machado Cardoso

Carmem Izabel Rodrigues

Alessandro Ricardo Campos

Leila Leite

Milton Ribeiro

Socorro Amoras

Tharyn Batalha




ESCOPO E POLÍTICA EDITORIAL

A Revista Eletrônica Visagem é uma publicação semestral dedicada a divulgar trabalhos que versem sobre estudos e pesquisas antropológicas através do uso de imagens fotográficas e fílmicas que possibilitem dar suporte à produção de material artístico, didático, científico e outros referentes à história social e cultural de diversos grupos sociais, preferencialmente na região amazônica, além de fomentar o desenvolvimento metodológico e teórico da antropologia visual na pesquisa.

1. Todas as contribuições serão submetidas à avaliação da comissão editorial, que levará em conta tanto a adequação ao perfil e à linha editorial da revista quanto o conteúdo e a qualidade dos trabalhos; no caso de Artigos, Ensaios ou Resenhas a relevância para a publicação também será avaliada por pareceristas da área do trabalho. Entretanto, em caráter excepcional, podem ser convidados a contribuir para a revista, autores que tenham notório reconhecimento entre seus pares quanto ao domínio do tema em pauta.

2. A Revista Eletrônica Visagem publicará preferencialmente trabalhos redigidos em português; contudo, também serão aceitas contribuições em espanhol, francês e inglês, mas a publicação condicionada à possibilidade de tradução do trabalho.

3. A remessa espontânea de qualquer colaboração inédita em periódicos implica automaticamente a cessão de direitos autorais (reprodução/divulgação) à Revista Eletrônica Visagem, assim autorizada a publicá-la. Reservados os direitos da revista, fica autorizada a reprodução posterior desses trabalhos, sob a condição de que seja mencionada a publicação original na Revista Eletrônica Visagem, inclusive em caso de tradução.

4. Conceitos e opiniões expressos nos trabalhos publicados são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião da Comissão Editorial.

CRITÉRIOS GERAIS

A revista aceita contribuições nos seguintes formatos: artigos, ensaios, resenhas, vídeos, fotoetnografrias e entrevistas.
Os trabalhos e textos devem estar digitados em página A4, fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5 cm, com margens esquerda/direita 2,5 cm, cabeçalho/rodapé 3 cm, em formato Microsoft Word (.doc ou .docx) e também em formato PDF. As citações, figuras, anexos, referências bibliográficas e notas devem estar enquadrados pelo padrão de normas da ABNT NBR 10520.

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS

Os Artigos e Ensaios devem ser inéditos (em periódicos) e não estar sendo avaliado para publicação por outra revista (neste caso, deve-se justificar em um comentário em forma de texto à Equipe Editorial), indicar título, resumo entre 100 e 150 palavras e 5 palavras-chave (separadas por ponto e vírgula) em português e inglês, identificando seu conteúdo. Limite máximo de 10.000 palavras, já incluídas as referências.
Resenhas de livros serão aceitas para a publicação na Visagem de obras publicadas preferencialmente em português, mas também serão aceitos em outras línguas (espanhol, inglês e francês), desde que tratem da temática Antropologia Visual e afins. Estas devem indicar a referência bibliográfica do livro resenhado, não deve ultrapassar 3.000 palavras. Lembramos que resenhas que excedam esse limite não serão publicadas.
A seção Relatos Etnográficos receberá trabalhos inéditos (em periódicos), deve indicar título e não ultrapassar 4.000 palavras.
Os artigos e ensaios que estiverem dentro das normas citadas acima será enviado para dois pareceristas da área, os quais emitirão seus pareceres. Quanto ao resultado, este poderá ser:

• DEFERIDO (dois pareceres favoráveis à publicação sem modificações);

• DEFERIDO COM MODIFICAÇÕES SIMPLES (dois pareceres favoráveis à publicação desde que sejam feitas alterações simples, que serão sugeridas pelos pareceristas);

• DEFERIDO COM MODIFICAÇÕES SUBSTANTIVAS (dois pareceres favoráveis a publicação desde que feita profundas alterações no trabalho, que serão sugeridas pelos pareceristas);

• INFEDERIDO (dois pareceres desfavoráveis à publicação). Caso exista um parecer indicando DEFERIDO e outro INDEFERIDO, a comissão enviará o trabalho para um terceiro parecerista da área.

Serão aceitas Entrevistas quando seguirem as seguintes especificações: não ultrapassar 5.000 palavras, devem apresentar o nome do(a) entrevistado(a) e entrevistador(a), devem trazer também uma apresentação de, no máximo, 400 palavras. Solicitamos também o envio da autorização do(s) entrevistado(s), concordando com a publicação do trabalho. Será a Equipe Editorial da Revista Visagem que realizará a avaliação da entrevista, tendo como critério a relevância dos assuntos abordados e sua pertinência na edição.
Ensaios Fotográficos: Os trabalhos devem indicar título, em português e inglês, e nomes dos(as) autores(as). Devem trazer também uma apresentação de, no máximo 400 palavras, acerca da pesquisa, sem extrapolar o limite de 20 imagens, em resolução a partir de 300 dpi, acompanhadas da indicação do(a) autor(a) e do ano. Legendas são opcionais. Solicitamos também as devidas autorizações de uso (modelo próprio), incluindo a possível publicação de uma das fotos na capa da revista.
A seção de Vídeos apresentará vídeos ou filmes etnográficos sem limite de tempo de exibição. Para envio do filme para submissão será necessário:

• Informar o link do vídeo/filme já publicado na internet (como youtube ou vimeo, por exemplo);

• Informar os nomes dos (as) Diretores (as), ano, formato e duração;

• Caso o áudio do vídeo/filme não esteja em português, deverá obrigatoriamente possuir legendas neste idioma;

• Enviar um comentário escrito sobre o vídeo/filme (no formato doc ou docx) com no máximo 200 palavras;

• Enviar devidamente preenchida e assinada a “Declaração de Direito Autoral”, conforme modelo fornecido pela Visagem.

ENVIANDO OS TRABALHOS

O envio de qualquer trabalho para submissão será feito unicamente pelo e-mail: revistavisagem@ufpa.br
Deverá ser enviada uma única mensagem via e-mail sob o título: “Trabalho para submissão”, e em arquivos anexados separadamente:

• Um texto (em formato .doc ou .docx) fazendo uma apresentação pessoal do(s) autor (es) à Equipe Editorial da revista (máximo de 300 palavras), com suas filiações institucionais e endereços completos para contato, Currículo Lattes e e-mail;

• O trabalho a ser submetido seguindo cuidadosamente as normas informadas para cada tipo de trabalho (artigos, ensaios, resenhas, vídeos, ensaios fotográficos, relatos etnográficos e entrevistas);

• A Declaração de Direito Autoral devidamente preenchida e assinada (modelo próprio da revista);

Declaração de Direito Autoral

Eu, (nome do (a) autor (a)).
Autorizo a Revista Eletrônica Visagem – Antropologia Visual e da Imagem a publicar o trabalho “Título do Trabalho” (artigos, ensaios, resenhas, vídeos, ensaios fotográficos, relatos etnográficos e entrevistas) de minha autoria/responsabilidade, assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação, bem como possível imagem para capa da edição.
Concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade e me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelomaterial apresentado. Atesto o ineditismo em periódicos do trabalho enviado.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.


[Visualizar PDF]






Conselho Editorial



Anaíza Vergolino Silva - UFPA/IHGPA
Angelica Motta Maués - PPGSA/UFPA
Clarice Peixoto – PPCIS/UERJ
Cornélia Eckert – PPGAS/UFRGS
Edna Alencar – PPGSA/UFPA
Eloísa Martín - PPGSA/UFRJ
Eneida Assis – PPGSA/UFPA
Etienne Samain – UNICAMP
Fabiana Pereira - PPGA/UFPE
Fabiano Gontijo – PPGA/UFPA
Gilmar Santana - PPGCS/UFRN
Greilson Lima- PPGA/UFPE
Heraldo Maués – PPGSA/UFPA
Itamar Nobre - PPGEM/UFRN
Jean Segata – UFRN
Katia Mendonça – PPGSA/UFPA
Larissa Pelúcio – FAAC/UNESP
Ligia Simonian – NAEA/UFPA
Lizabete Coradini – PPGCS/UFRN
Lourdes Gonçalves Furtado - PPGSA/UFPA
Luiz Eduardo Robinson Achutti - UFRGS
Luis Felipe Hirano – UFG
Mauricio Costa – PPGSA/UFPA
Marilu Campelo – GEAM/UFPA
Massimo Canevacci – USP
Marcelo Eduardo Leite – UFCA
Mônica Conrado – PPGSA/UFPA
Renato Athias - PPGA-UFPE
Ricardo Campos – Universidade Aberta/Portugal
Richard Parker - Columbia University
Rodrigo Corrêa Peixoto - PPGSA/UFPA
Rosana Pinheiro-Machado – University of Oxford/Inglaterra
Rose Hikiji – GRAVI/USP
Selda Vale – NAVI/UFAM
Taíssa de Luca - GERMAA/UEPA
Vagner da Silva – CERNe/USP
Voyner Cañete - PPGSA/UFPA
Wilma Leitão – UFPA




Chamada de trabalhos – Vol. 3 N. 1, janeiro/junho 2017


10 DE JANEIRO A 15 DE MAIO DE 2017


www.ppgcs.ufpa.br/revistavisagem
revistavisagem@ufpa.br


Tema: “Antropologia urbana e a produção do saber imagético”

Qual a diferença entre uma imagem bonita e uma fotografia produzida por um pesquisador? Partindo dessa importante indagação colocada por Howard Becker, o presente dossiê tem como objetivo instigar reflexões a respeito da produção imagética no âmbito das etnografias urbanas. Nesse sentido, buscamos trabalhos que tomem a produção imagética como um tipo de conhecimento, e como estrutura fundamental na construção de narrativas a respeito do cotidiano urbano de grupos e atores das praças, ruas, avenidas, feiras e bairros da cidade. Espaços pungentes com especificidades e dinâmicas próprias, muitas vezes cercados de dramas e conflitos. Receberemos trabalhos que compreendam as territorialidades urbanas enquanto expressões visuais perceptíveis nos muros, prédios, esquinas e formas de apropriação do espaço expressos nas paisagens da cidade. Bem como pesquisas documentais que utilizem imagens históricas, pesquisas orientadas pela fotoetnografia e sociologia visual.

Organizadores:

Jesus Marmanillo

Carmem Izabel Rodrigues

Alessandro Ricardo Campos


A Revista Eletrônica Visagem em Antropologia Visual e da Imagem é uma realização do VISAGEM – Grupo de Estudos e Pesquisa em Antropologia Visual e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Federal do Pará. E tem como objetivo principal a divulgação acadêmica de resultados de pesquisa, ensino, extensão e artístico na Região Amazônica e no Brasil.

Das Seções

Nossa revista conta com oito seções direcionadas ao debate ético, metodológico e epistemológico na área da Antropologia Social e Visual, com a publicação de material de pesquisa de campo, arquivística, museológica, historiográfica e/ou documental; sendo as visualidades a porta de entrada e saída das discussões propostas. Assim, recomendamos que para o envio de propostas xs autorxs atentem para as seguintes recomendações:

  • A seção “Artigos” visa receber trabalhos de autores brasileiros ou estrangeiros, em português, inglês, espanhol e francês (condicionados a responsabilidade do autor quanto a correção linguística do trabalho). A seleção dos artigos enviados toma como referência sua contribuição à discussão antropológica, e áreas afins, e à linha editorial da revista. Serão requisitos fundamentais a originalidade do tema, o rigor e a consistência da abordagem teórico-metodológica.

  • A seção “Ensaios Fotográficos” continua recebendo contribuições de antropólogos e pesquisadores, que utilizam a fotografia como instrumento de investigação social.

  • A seção “Vídeos” recebe produções audiovisuais derivadas de inserção acadêmica, política, militante e midiática que reflitam sobre as alteridades em vários níveis representacionais, relacionados ao tema da edição.

  • A seção “Ensaios” viceja as contribuições de pesquisadorxs, artistas e mediadorxs culturais sobre a (re)produção, (re)criação, (re)construção, (re)interpretação etc., de percepções, ambientes, sistemas e estruturas no campo da Antropologia Visual e da Imagem.

  • A seção “Entrevistas” pretende receber diálogos com professorxs e pesquisadorxs reconhecidxs na área das ciências Sociais, assim como, de produtorxs, diretorxs, criadorxs de audiovisuais etnográficos.

  • A seção “Experiências Etnográficas” foi criada para congregar trabalhos de graduandxs e graduadxs, e excepcionalmente de pós-graduandxs, que relatem suas experiências de campo e/ou etnográficas nas Ciências Sociais e áreas afins, priorizando ou não a produção com visualidades.

  • A seção “Resenhas” priorizará textos sobre livros, catálogos, filmes, documentários, produções audiovisuais, curta-média-longa-metragens, de preferência recentes, que tenham ou possibilitem diálogo com o saber-fazer em questão.

  • A seção “Memórias” será dedicada à história da Antropologia na Amazônia, com o objetivo de restaurar imagens, iconografias, documentos ou quaisquer lembranças que ajudem-nos a construir a memória desta ciência na Região Norte.

Importante: todas as contribuições deverão ser enviadas para o e-mail revistavisagem@ufpa.br com cópia para jesusmarmanillo@hotmail.com, cisbel@yahoo.com.br e ricardocamps52@gmail.com

Equipe Editorial

Denise Cardoso

Carmem Izabel Rodrigues

Alessandro Ricardo Campos

Leila Leite

Mílton Ribeiro

Socorro Amoras

Tharyn Batalha



[Visualizar PDF]






Edição V2.n1

Edição V1.n2

Edição V1.n1







Indexadores


Latindex

Sumários.org





Universidade Federal do Pará - UFPA.
Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antroplogia-PPGSA.
Cidade Universitária Prof. José da Silveira Netto.
Rua Augusto Correia, no. 01, CEP: 66075-110 Belém-Pará-Brasil.
55-91-3201-8024 / 98159-0045 / 98864 9072
revistavisagem@ufpa.br

Visagem PPGSA LAANF IFCH UFPA