Página Inicial Encontro de Antropologia Visual da América Amazônica.
Encontro de Antropologia Visual da América Amazônica.

Evento ocorrerá entre os dias 4 e 6 de novembro na UFPA. A lista com os Grupos de Trabalho e mesas-redondas que farão parte da programação do encontro já foram divulgados.  Para saber mais acesse o site do evento.

De acordo com a organização do evento, o principal objetivo do Encontro é fomentar e discutir pesquisas e produções que estão sendo realizadas no Brasil e em toda América Amazônica acerca da Antropologia Visual. O I EAVAAM é importante porque  traz uma abrangente discussão da antropologia visual dentro do contexto da América Amazônica. Nesse sentido, buscar-se-a trazer à tona a discussão que está sendo realizada dentro da Universidade e em outras instituições da região, assim como de todo o país e de fora.

Premiação - Por meio do “Prêmio de Fotografia Arthur Napoleão Figueiredo”, serão escolhidos e contemplados dois ensaios fotográficos feitos por antropólogos. O objetivo do prêmio é incentivar e divulgar a produção fotográfica realizada em pesquisas. Serão aceitos ensaios fotográficos nacionais e internacionais desde que tratem de temas de relevância antropológica e com qualidades estéticas.

Os interessados podem se inscrever enviando uma mensagem com o título “Prêmio ensaio fotográfico” para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. "> Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. contendo em anexo um arquivo (em formato PDF, com no máximo 8 MB) contendo o ensaio fotográfico, de 6 a 10 fotografias numeradas; e um arquivo de texto (doc ou docx) com o título e uma apresentação do ensaio (com no máximo 500 palavras contando os espaços).

Programação - Além de GT’s, mesas-redondas, exposições, mostra de filmes e oficinas, o encontro contará com a presença de pesquisadores de várias universidades do país, entre eles: Luiz Robinson Achutti (UFRGS), Clarice Ehlers Peixoto (UERJ), Selda Costa (UFMA), Etienne Samain (Unicamp), Ana Lobato (UFPA), Luzia Álvares Miranda (UFPA), Eneida Assis (UFPA), Renato Athias (UFPE).

O evento é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual e da Imagem (Visagem), que tem como intuito envolver estudantes e pesquisadores da graduação e a pós-graduação em atividades de ensino, pesquisa e extensão que contribuam para ampliação do uso interdisciplinar da Antropologia Visual.

Serviço:
I Encontro de Antropologia Visual da América Amazônica
Data: 04 a 06 de novembro de 2014.
Local: Universidade Federal do Pará (UFPA)
Inscrições: O cadastro deve ser feito no site do evento. As taxas para participar custam: R$ 25 para estudantes da graduação, R$40 para pós-graduando e R$60 para profissionais e pesquisadores. Os cadastros realizados após o dia 03 de novembro só poderão ser realizados no dia do credenciamento e com acréscimo na taxa.

Para mais informações acesse o site do EAVAAM

Texto: Amanda Campelo – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação