Página Inicial Seminário debate unidades de conservação do Pará
Seminário debate unidades de conservação do Pará
Ter, 26 de Agosto de 2014 13:44

Organizado pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA), o Seminário de pesquisa "A Construção da Participação na Institucionalização das Unidades de Conservação no Estado do Pará" será realizado nos dias 4 e 5 de setembro, no auditório do Instituto de Letras e Comunicação (ILC), Campus Básico da UFPA, em dois horários: das 9 às 12h e das 14h às 18h. Para participar do evento, os interessados podem se inscrever gratuitamente na secretaria do PPGSA do IFCH, no horário das 9h às 15h.

Veja FOLDER com a Programação AQUI

Debate - Entre os temas que serão levantados no debate, estão: a participação e relações de poder no Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista (Resex) Marinha de Caeté-Taperaçu; Territórios e territorialidades no extrativismo de caranguejos em Pontinha do Bacuriteua; Limites e desafios da participação em processos decisórios na Resex Caeté-Taperaçu; Redes de sociabilidade para a participação na institucionalização das unidades de conservação no Estado do Pará; a participação social na Floresta Nacional do Carajás, entre outros.

“O tema é candente, pois o Estado do Pará abriga nove Resex em sua zona costeira, e é preciso prestar atenção a essas experiências de governança participativa, que visam promover, de fato, o desenvolvimento sustentável associando conservação ambiental, uso racional e direitos sociais. São caminhos novos para o futuro da região? Daí a importância do evento ao abordar diferentes aspectos dessa construção”, pontou a coordenadora do seminário, professora Maria Cristina Maneschy,

Pesquisa – O trabalho do Programa de Pós-Graduação identifica fatores sociológicos que incidem no processo de construção de um sistema de cogestão de recursos naturais, na experiência de uma Reserva Extrativista Marinha e de uma Floresta Nacional no Estado do Pará. Nos territórios das unidades de conservação, os atores, com suas diferenças de classe, de gênero e étnicas e com trajetórias sociais diferenciadas, veem-se “obrigados” a se mobilizar e a interagir para assegurar seus interesses e direitos. Indagou-se, portanto, em que medida as condições de diálogo, negociação e deliberação formalmente assegurados conduzem à participação equitativa.

Serviço:
“A Construção da Participação na Institucionalização das Unidades de Conservação no Estado do Pará”
Data:  4 e 5 de setembro de 2014.
Horário: 9 às 12h e 14h às 18h
Local: Auditório do Instituto de Letras e Comunicação (ILC)
Inscrições: Gratuitas e na secretaria do PPGSA/IFCH, no horário das 9h às 15h.
Certificado com carga horária de 16 horas aos participantes.
Para saber mais: (91) 3201-8024.

Texto: Amanda Campelo – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução / Google